Como limpar o violão? Conheça as principais dicas e os produtos para limpar de forma correta.

como limpar o violão

Você sabia que elementos básicos da natureza, tais como calor e umidade, podem danificar drasticamente o seu violão? E que esses danos podem ser irreversíveis!? Calma! Não se preocupe, continue lendo e descubra como limpar o violão, com dicas fundamentais de cuidados e produtos para evitar qualquer dano.

Bom, manter o seu instrumento musical sempre conservado é fundamental para a sua durabilidade e de seus componentes e  e até em sua sonoridade.

Por isto selecionei 3 acessórios que irão te ajudar a como limpar e a deixa-lo 100% novinho em folha. Continue comigo bora!!

Como limpar o violão? Que cuidados você deve ter.

A maioria dos violões são feito de madeira e independente do tipo de madeira, as mudanças rápidas e extremas da umidade e também temperatura podem ocasionar sérios danos a este tipo de material.

Você provavelmente gosta do seu violão e quer tê-lo em bom estado por muito tempo. Mas, pequenos deslizes podem danificá-lo seriamente! Os danos causados pela umidade e temperaturas muito extremas são prejudiciais.

Isso significa que o aquecimento extremo pode enfraquecer a cola utilizada para unir as partes do seu instrumento e elas descolam. Já o resfriamento pode causar fissuras na madeira também entre outros sérios problemas irreversíveis.

Dicas praticas para limpar seu instrumento.

Utilize um pano seco (pode ser uma flanela) para limpar, sempre depois que tocar, passe esse mesmo pano seco embaixo das cordas, pois o suor das mãos podem enferrujar as cordas caso você guarde-o sem limpar.

Existem óleos específicos para a hidratação da madeira, principalmente do braço. Procure orientação profissional (Luthier) para te auxiliar a como limpar o violão de forma correta.

As tarraxas também podem enferrujar com o tempo, principalmente se o instrumento não for armazenado em uma case. portanto pode ser interessante hidratar as tarraxas para evitar que elas fiquem duras“. Não faça isso com muita frequência, no máximo uma vez ao ano, e se possível, com a ajuda de um profissional (Luthier).

Forma ideal de armazenamento.

O ideal é armazenar-lo em suportes de paredes ou de chão específicos. Eles foram projetados de uma forma que não danifica o seu instrumento.

Caso isso não seja possível, prefira armazená-lo com as cordas para baixo em um local plano que ele possa ficar deitado. E nunca afrouxe ou aperte demais as cordas para guardá-lo, ele deve ser guardado afinado mesmo, e de novo, uma case térmica continua sendo o ideal também!

Produtos para cuidar.

Há alguns produtos utilizados pelos profissionais e Luthiers para cuidar desta parte da limpeza. Para esses casos você só vai precisar levá-lo regularmente à esse profissional para que ele verifique o que pode ser feito.

Para os outros casos, aqui vai uma lista  selecionei 3 produtos para limpar seu instrumento que irão te ajudar a como limpar o violão deixa-lo 100% novinho em folha continue comigo bora!!

Limpador de cordas xlr8.

como limpar o violãoXLR8 é um lubrificante de cordas de fácil utilização, e rápido limpeza. XLR8 remove atrito para tocar mais rápido e ao mesmo tempo limpa as cordas para a vida prolongada.

Dicas de como limpar o violão com xlr8.

Como utilizar XLR8? È Simplesmente pegue o aplicador ergonômico de fácil aplicação, passe de cima a baixo em suas cordas e pronto! sua corda estará novinha em folha.

Características: Remove a fricção para um dedilhar mais rápido prolonga a vida útil da corda,reduz o ruído causado pelos dedos. Aplicador é fácil de usar embalado em uma lata de metal hermeticamente fechada, que vai impedir XLR8 de secar prematuramente.

Fórmula 65 dunlop.

Como limpar o violãoDunlop 65 como usar: O Fórmula 65 Limpador e polidor de instrumentos pode ser usado em qualquer superfície com verniz da sua guitarra, e Contra baixo. É ideal para limpeza diária, deixando uma micro camada protetora ao mesmo tempo que restaura o brilho original.

Limpador Para escala do dunlop 01.

Como limpar o violãoDunlop 01 como usar: Perfeitamente equilibrado para madeira de escalas e trastes. Remove o acúmulo de fendas para restaurar o tons com clareza e entonação originais. O limpador Dunlop 01 é usado no braço de seu instrumento mantendo a hidratação da madeira e dos trastes .

Agora que você já sabe os produtos corretos e a como limpar o violão e suas cordas bem como corpo e o braço, fica mais fácil de mante-lo sempre conservado e com uma ótima  sonoridade.

E isto com certeza afetara  a forma de aprender a  tocar e a como lidar com o instrumento e também para manter a sua vida útil. Gostou do Post? Então Compartilhe com os seus amigos que precisam destas dicas!

Como limpar o violão? Conheça as principais dicas e os produtos para limpar de forma correta.
5 (100%) 1 vote

Be the first to comment

Deixe o seu Comentário