Como aprender a tocar violão: Dicas iniciais para aprender tocar violão rápido

Antes de mais nada, quero explicar que estas são apenas dicas básicas e não se tratam de aulas de partitura, conhecimento de música e etc.. Este material trata-se de como aprender a tocar violão, um método simples para todos aqueles que desejam aprender o básico e depois caminharem com suas próprias pernas.

Trata-se de dicas simples que me ajudaram a aprender a tocar a muitos anos e que também tive o privilégio de aprender como aprender tocar violão e ajudar muitos amigos também.

Basta seguir as dicas que tenho certeza que no máximo em três meses de dedicação você terá uma base boa para quando ingressar em escola de musica profissional.

Violão mão direita e esquerda.

Na maioria das vezes para um iniciante que esta aprendendo como aprender a tocar violão tende a se preocupar com a mão que realiza os acordes, pestanas, digitações e os exercícios para aprender a tocar.

No entanto  é muito importante que se você deseja progredir e tocar de forma correta você terá que dar muita importância a sua mão esquerda que (no caso dos destros) ou mão esquerda (no caso dos canhotos).

Em que você ira usa-la para fazer os ritmos e batidas em seu violão. Várias pessoas não pensam muito nisso porem a mão esquerda é que sera responsável  pela dinâmica, swing, expressão, identidade musical, dentre outras várias coisas

Ritmos.

Ritmo quer dizer “sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares” mas não é tão simples a sua execução, principalmente para quem esta seus primeiros passo a como aprender tocar violão.

Existem vários tipos de ritmos para quem quer a como aprender a tocar violão, como, axé, bossa nova, forró, entre outros segue abaixo os principais rimos usados para você estudar.

Os ritmos podem parecer fácil porem não é isso que muitos  iniciantes acham quando estão aprender a tocar sua primeira musica.

Poucas pessoas desenvolve a mão direita mais rápido que a sua esquerda isso ocorre pois quem é detentora do ritmo é a direita.

E ritmo não é algo que da pra ser colocado em sua cabeça da noite para o dia. Então é muito importante praticar suas duas mãos para ter um estudo mais completo.

Como aprender a tocar violão – Cifras

Antes de começar, precisamos entender algumas regras. Para que alguém anote uma música e outra pessoa possa entender.

Existem alguns sinais que são os mesmos usados no mundo todo. Os nomes das notas musicais você já deve conhecer são (DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI).

Para facilitar o aprendizado e comunicação para quem esta interessado a como aprender a tocar violão do zero, foi desenvolvido um sistema universal de cifras, formados por letras e números. Você deverá memorizar a seguinte relação:

Sustenido e bemol

Na musica é usado 12 notas são elas (dó, dó#, ré, ré#, mi, fá, fá#, sol, sol#, lá, lá# e si”) em que o simbolo de “#” significa o sustenido.

E desta 12 notas 7 recebem o nome especifico (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) e as demais identificamos por sustenido (#) ou bemol (b) dessas notas, também chamados de alterações.

Um sustenido, por definição, é a menor distância entre duas notas na música ocidental, assim como um bemol. A diferença de nomenclatura (bemol ou sustenido) serve apenas para indicar se estamos nos referindo a uma nota acima ou abaixo.

Como ler Tablaturas.

A forma de escrita conhecida por tablatura consiste em 6 linhas que irão representar as 6 cordas soltas do violão ou guitarra. A ordem das cordas na tablatura de cima para baixo é a seguinte.

A corda mais grossa e grave (Mi grave) é a de baixo, enquanto a corda mais fina e aguda (Mi agudo) é a de cima. As demais cordas seguem a mesma lógica, que o instrumento apresenta e para quem esta começando a como aprender a tocar violão, é fundamental gravar isto em mente.

Em cima das cordas é colocada um numero que ira representar a casa do instrumento e também da guitarra que devera ser pressionada observe abaixo.

Nesse exemplo, você deveria pressionar a mizona solta primeira casa, segunda e terceira na mesma corda. Muito usado para fazer os exercícios para aprender a tocar violão para os iniciantes.

Quando aparecem outros números em sequência, você deve tocar uma nota após a outra que podemos chamar também de solos. Observe na imagem abaixo.

Obs: o número zero representa a corda solta (sem pressionar nenhuma casa).

Nos exemplos de como aprender a tocar violão acima, as notas são tocadas uma de cada vez. Quando duas ou mais notas (obviamente em duas ou mais cordas) devem ser tocadas de uma só vez (formando um acorde) a indicação é conforme abaixo do acorde de Sol Maior.

Agora que você ja aprendeu como ler tablatura. Viu como é simples? Na tablatura além de mostrar o que você deve tocar podemos também, simplificar o modo de tocar com detalhes.

Gostou das nossas dicas de como aprender a tocar violão passo a passo? Espero que estas dicas te ajudam a aprender tocar de forma simples.

E se você quiser ingressar em um curso mais avançado para aprender tocar totalmente online e sem mensalidade, acesse este link para conhecer o curso completo, e até a proxima.

Como aprender a tocar violão: Dicas iniciais para aprender tocar violão rápido
5 (100%) 1 vote

Be the first to comment

Deixe o seu Comentário