Dicas para aprender tocar violão rápido sobre as partes do violão.

como aprender tocar violão

Algumas partes dos instrumentos exercem um uma funcionalidade fundamental para que seu funcionamento e sonoridade, possam funcionar em plena sintonia mas que as vezes passam despercebido ao nosso conhecimento, por isso estas dicas  para aprender tocar violão rápido e como aprender tocar  são fundamentais na hora de conhecermos nosso instrumento por inteiro.

Por exemplo você sabe o que é rastilho e cravelhas? pois é pode aparacer estranho mais o seu instrumento depende muito destes dois acessórios,e geralmente estas partes podem dar algum defeito ou até mesmo quebrar,por isto resolvi escrever este post dando dicas  para aprender tocar violão rápido para você que esta começando.

Você ira conhecer as principais partes e também suas funcionalidades, que também podem te ajudar a conhecer mais sobre estes componentes muitas vezes ignorados por nós.

“Cravelhas ou Tarraxas”.

O nome correto é cravelha, e tem por finalidade aumentar ou diminuir a tensão das cordas,e desta forma aumentar e diminuir a tonalidade do instrumento.

No entanto existem vários modelos de cravelhas, as de fixação individuais ou agrupadas, abertas ou hermeticamente fechadas, os melhores fabricantes utilizam em grande maioria as fechadas pois estas mantém a lubrificação necessária internamente.

dicas para aprender tocar violão rápido

Nas cravelhas abertas é aconselhável a limpeza e lubrificação com óleo de máquina periodicamente nesta parte,de forma a mante-las leves e livres do ferrugem. As cordas devem ser colocadas de forma que para apertar as cordas o instrumentista faça um movimento anti-horário.

Dicas para trocar as Cordas.

Coloque a ponta das cordas na perfuração do rolo da cravelha e enrole o resto da corda, você pode precisar de um pequeno pedaço de corda para reaproveitamento de cordas que venham a arrebentar próximo ao cavalete.

Tirante.

Existem três tipos de tirantes os ajustáveis os em formato de “T” e os ocos em formato de “O”. O tirante é colocado numa concavidade ao longo do braço.

Nestas partes o aumento ou a redução da tensão do tirante pode ajudar a fazer pequenos reparos em curvaturas criadas pela pressão das cordas no braço.

dicas para aprender tocar violão rápido

O manuseio do tirante só deve ser feito após uma consulta cuidadosa nas instruções de manuseio que acompanham o instrumento,se você esta aprendendo a como aprender a tocar violão e aconselhável procurar um especialista antes de sair por ai tentando regular o braço do seu instrumento,digo isto por experiencia própria.

É errôneo pensar que o tirante é capaz de corrigir qualquer tipo de empenamento do braço, há casos em que o ideal é mandar para um especialista

A Pestana.

Fica no início do braço em alguns instrumentos funciona como se fosse o trasto zero e neste caso ela deve ter o mesmo formato que o braço, em sua escala tiver, além desta função a pestana possui entalhes por onde passam as cordas, e ajustam a distancia entre elas, e quando a pestana tem a função de trasto zero.

A profundidade destes entalhes é de grande importância, pois é ela que regulará a altura das cordas, diminuindo ou aumentando a necessidade de esforço do executante para toca-las e até prejudicando a afinação também o ensino para iniciantes.

dicas para aprender tocar violão rápido

Dicas para aprender tocar violão rápido.

As cordas para estas partes devem sair da pestana com a mesma altura dos trastos, para evitar que ao ser tocadas batam nos primeiros trastos, neste caso o uso de cunhas de madeira colocadas sob a pestana poderão ajuda-lo na realização de reparos temporários.

“Cavalete”.

É a sustentação do rastilho, e por sua vez também influencia no timbre do instrumento, o cavalete pode ser móvel ou fixo. O cavalete móvel geralmente é utilizado em violões de tampo abaulado, e a 12ª casa pode servir como base da localização do cavalete móvel, pois o traste da 12ª casa fica exatamente na metade do comprimento de escala.

É ainda interessante salientar que a 6ª corda é 4,8 a 6,4 milímetros mais longa do que a primeira, isto deve ser feito para compensar o aumento de tensão das cordas quando pressionadas. Estas dicas para aprender tocar violão rápido  ajuda muito os iniciantes que começaram agora.

dicas para aprender tocar violão rápido

Dica Importante para iniciantes que estão aprendendo a como aprender tocar.

O tipo de cavalete sinaliza o tipo de cordas a ser utilizada, existem cavaletes que tem encaixe para cordas,outros apenas uma perfuração indicando que poderão ser utilizadas cordas de náilon ou aço e outros nos quais as cordas são presas por cravos e que também sugerem a utilização de cordas de guitarra.

 “Rastilho”.

dicas para aprender tocar violão rápido

O rastilho fica encaixado no cavalete e é encarregado de transmitir a vibração das cordas à caixa de ressonância. Antigamente era feito de marfim ou osso, hoje em dia os materiais sintéticos tomaram este lugar, barateando os custos das empresas.

O rastilho mal posicionado pode provocar problemas de afinação pode ser uma dor de cabeça para quem esta dando seus primeiros passos.O rastilho também é uma das partes que  influencia no timbre do instrumento.

“Se você gostou das dicas para aprender tocar violão rápido compartilhe com os amigos ou deixe um comentário seu feedback é fundamental para nossa equipe”

Dicas para aprender tocar violão rápido sobre as partes do violão.
4 (80%) 1 vote

Be the first to comment

Deixe o seu Comentário