Notas de violão para iniciantes: Dicas práticas para quem esta começando a estudar teoria musical.

escalas musicais
Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó…repetindo esse ciclo nessa escala, começou-se com a nota e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente. Essa sequência de notas de violão para iniciantes  foi: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom…repetindo o ciclo.

Escala maior.

Essas notas de violão para iniciantes que mostramos é chamada de “escala maior”. Poderíamos utilizar essa mesma sequência (escala maior) começando de uma nota que não fosse dó, por exemplo, sol.

A escala então seria sol, lá, si, dó, ré, mi, fá#, sol… Note como a mesma lógica foi seguida (tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom). No primeiro caso, formamos a escala maior de dó. No segundo caso, a escala maior de sol.

Seguindo a mesma lógica podemos montar a escala maior de todas as 12 notas que conhecemos.  Faça isso como exercício e depois confira abaixo. Mostraremos a escala maior das 7 notas básicas:

Escala menor

A chamada “escala menor” é formada a partir da seguinte sequência: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom…repetindo o ciclo.

Vamos construir então as notas de violão para iniciantes  a partir de dó menor. Você já é capaz de construir essa escala. Basta seguir essa sequência dada começando pela nota dó. Fica assim: dó, ré, ré#, fá, sol, sol#, lá#, dó… repetindo o ciclo.

As notas musicais para violão ré#, sol# e lá# equivalem, respectivamente, a mib, láb e sib. Poderíamos reescrever então a sequência acima como: dó, ré, mib, fá, sol, láb, sib, dó.

Sustenido e Bemol.

Note que a escala é absolutamente a mesma; a única diferença é que antes ela estava escrita com sustenidos (#), e agora ela foi escrita com as alterações bemóis (b).

Geralmente a escala menor de dó é escrita da segunda forma e não da primeira. Por quê? Simplesmente porque nela todas as 7 notas apareceram (com ou sem alterações – sustenidos/bemóis).

No primeiro caso, a nota si não aparece. Isso muda alguma coisa? Faz diferença? Não. Mas nas literaturas você provavelmente vai encontrar a segunda descrição, pelo motivo mencionado.

Na realidade, a preferência pela segunda descrição tem um sentido mais profundo, pois facilita a observação das funções harmônicas, mas não se preocupe com isso agora.

Confira então as digitações (em partitura e tablatura) das notas de violão para iniciantes e também guitarra segue abaixo.

Dó maior

 

Dó menor

Ré maior

Esta escala poderá ser utilizada em várias músicas que possuem a tonalidade de Ré maior, juntamente com a escala de Si menor, que é exatamente a sua relativa menor.

Ré menor

Mi maior

 

Fá maior

Fá menor

Dica rápida para escalas e notas de violão para iniciantes: A escala de Fá menor é formada pelas notas: F – G – Ab – Bb – C – Db – Eb. Essa escala pode ser utilizada em músicas que possuem a tonalidade de Lá bemol maior pois essa é sua relativa maior.

Sol maior

Sol menor

Lá maior

escala de Lá menor é formada pelas notas: A – B – C – D – E – F – G. Essa escala pode ser utilizada em músicas que possuem a tonalidade de Dó maior, pois essa é sua relativa maior.

Lá menor

Sí maior

Obs: No braço do violão/ guitarra, para se obter a escalas musicais para violão de outra nota (além da nota “dó” que mostramos), basta deslocar esse mesmo desenho para a nota que se deseja.

Experimente testar fazendo esse mesmo desenho (mesmo shape) da escala maior de dó partindo da nota Ré. Depois confira as notas geradas comparando com a tabela que mostramos anteriormente.

Isso é ótimo, não? Significa que só precisamos decorar um desenho para cada escala! No teclado, não temos esse privilégio. Porém, o teclado apresenta outras inúmeras vantagens facilitadoras. Cada instrumento tem seus prós e contras!

Como usar as notas de violão para iniciantes.

As demais escalas além de ser naturais, quase nunca poderíamos usar se ficássemos pensando somente em apenas em campos harmônicos, afinal o campo harmônico de qualquer musica é quase 100%  das vezes naturais.

No entanto, uma dica muito importante é, você se desprender agora da tonalidade e se focar nas característica de cada acorde para descobrirmos o que podemos fazer e qual escala ou notas de violão para iniciantes podemos tocar.

Se você gostou das dicas ou tem uma sugestão deixe seu feedback nos comentários ele é muito importante para nossa equipe até a próxima fui..

Notas de violão para iniciantes: Dicas práticas para quem esta começando a estudar teoria musical.
5 (100%) 1 vote

2 Comentários

    • Olá Danilo em breve farei um post de apostilas para quem quiser fazer o download 100% grátis, tanto para iniciantes quanto para quem já toca violão ou guitarra.

Deixe o seu Comentário